Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A origem dos Judeus e sua História - Professor Daniel

0 comentários
Professor Daniel
 Primeira Parte do Estudo:

Por querer vir do céu a terra e entrar na histórua humana, o eterno Filho de Deus, Jesus Cristo precisava de um povo, de uma terra e de um lugar concreto pára nascer.

Voltado para esse alvo de mandar o Alvador a esta terra, Deus elegeu a Abraão, originário de UR da Caldeia (Babilônia). O todo-poderoso poderia ter escolhido outra pessoa, mas sua escolha sobrerana recaiu sobre Abraão, Gn. 12: 1-3.

1- Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

3 - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Este cha,ado divino abrange três informações elementares:
  1. Abraão receberia uma terra
  2. Abraão se tornaria uma nação
  3. Através da descedêmcia de Abraão, seriam abençoados todas as famílias da terra. A benção vindo da linhagem Abraão e o Salvador do mundo, Jesus Cristo. Ele seria da desced~encia de Abraão e nasceria em Israel.
Abraão foi  o primeiro individuo a ser descrito como um hebreu, uma designação ética que passou a seus descendentes. A palavra vem do seu ancestral Éder (Gn : 10-14).


10 - Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.

11 - E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.

12 - E viveu Arfaxade trinta e cinco anos, e gerou a Selá.

13 - E viveu Arfaxade depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.

14 - E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;

 A promessa de Deus a Jacó é, por assim dizer, uma repetição da promessa que Deus fizera a Abrão. Atraves da descendência de Jacó, que era neto de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas. E Deus zelaria por Jacó ( Israel ) até comprir o que prometeu.

Jacó tornou-se pai de doze filhos, os futuros patriarcas dos doze tribos de israel. Destas doze tribos uma se destaca: a tribo de Judá. Dela viria, em tempos futuros, o Messias de Israel, que se chama Jesus Cristo. Deus o anunciou 19 séculos antes da vinda de Jesus: "O cetro não se arredara de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Silo e a ele obedecerão os povos". (Gn: 49.10). De Judá vieram os mais expoentes reis de Israel, Davi e Salomão. Em Judá localizava-se o Templo judeu. E a dinastia real de judá se estendeu até o rei supremo, o Messias de Israel Jesus Cristo (Hb: 7.14).


Depois de 40 anos de peregrinação pelo deserto, as doze tribos de Israel foram conduzidas a terra que fora prometida por Deus, que é Canaã, lideradas por Josué sucessor de moiséis. Essa terra seria sua pátria a partir de então.


Na história da existência de Israel o ponto central não é Israel e sim o plano divino da salvação dos povos através de Jesus Cristo. (Rm:11-36) Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.


Depois de Davi, Deus começou a enviar cada vez mas profetas que conforme a situação e a incumbência exortavam ou consolavam a Israel. Antes de tudo, porém, esses profetas receberam visões do futuro, e coeçaram a profetizar a primeira vinda de Jeus, e sua volta como Messias. O profeta Isaias, que exercia seu ministério principalmente em Jerusalém e seus arredores, Isaias 700 a.C. descreveu a crucificação de Jesus mas de 300 prefecias no Antigo testamento falam a respeito da primeira vinda de Jesus, e todas elas se cumpriram em Cristo.


Quando Jesus veio, a liderança de Israel o rejeitou, fazendo com que Ele fosse crucificado. Puco antes de sua morte, o Senhor profetizou sobre Jerusalém.
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;

Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. (Mt: 23. 37-39). Jesus também anunciou em outras ocasiões que Jerusalém seria outra vez tomada por força estrangeiras que o Temploseria destruído e que o povo seria dispenso mas desta vez por todo o mundo, entre todas as nações. (Lc: 21. 5-7, 20-24). Essas palavras se cumpriram Tito, destruíram Jerusalém, queimaram o Templo e conduziram milhares de judeus ao cativo entre as nações.

Continuemos através dos séculos seguindo a pista bíblica para descobrir de forma Deus conduz seu povo de volta para sua terra (Israel). Foram muito séculos espalhados entre as nações quase ninguém habitando seu território (Israel). Mas ficaremos admirados com o detalhamento do cumprimento das prefecias bíblicas literalmente no decorrer da história. Como diz (David Ben Gurion): "Em Israel não é realista quem acredita em milagres!".
O ajuntamento de Israel em sua própria terra, com o judeus chegando do mundo todo é sem duvida o preparativo concreto para a volta de Jesus, pois Diz: "Eu mesmo recolherei o retante das minhas ovelhas, de todas as terras para aonde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão" (Jr: 23.3).




Leia também a Parte dois




    Compre uma Biblia

    Clique aqui e veja as biblia indicadas para você.